Fone/Fax: (12) 3351-6558
E-mail: ergobrasil@ergobrasil.com

Serviços

Análises e laudos

Análise Ergonômica do Trabalho - Estudo das condições ergonômicas da empresa (critério exigido pela legislação brasileira desde 1990, na NR 17 de saúde e segurança do trabalho), onde são realizadas avaliações nos postos de trabalho, setores, atividades e funções, de acordo com a demanda da empresa. Buscam-se o atendimento a padrões aplicáveis a legislação, certificação, saúde, segurança e produtividade, identificando-se as principais exigências ergonômicas, riscos apresentados, e propondo uma metodologia de orientação a empresa através de condutas de melhoria a serem desenvolvidas.

Laudos de Conforto Ambiental: Desenvolvimento de laudos ambientais específicos em áreas de ruído, calor, iluminação

Análises de Nexo Causal (Apoio ao NTEP): Desenvolvimento e estudos e laudos, em forma de perícia técnica em ergonomia, afim de que se estabeleçam nexos causais, causas de acidentes, de erro humano, de baixa produtividade, dentre outros, de acordo com as necessidades da empresa.

Análises Posturais e de Condicionamento: Análises dos trabalhadores na própria empresa quanto a sua postura, condicionamento físico e antropometria, realizadas em eventos ou campanhas de qualidade de vida. Padrões e perfis ideais de cada cargo são elaborados, alem de trabalhos focados a equipes de Brigadas de Incêndio ou Equipes de ADC.

Projetos em Ergonomia e Automação: Estudos e projetos específicos a partir da análise ergonômica do trabalho, com o objetivo de eliminar ou reduzir os riscos existentes, seja no meio de propagação, na fonte, ou no próprio trabalhador. Os projetos são discutidos com a empresa e tem a participação da Ergo Brasil da concepção a implantação, assim como avaliação dos seus resultados

Palestras e Cursos

Cursos, Eventos e Treinamentos “in company”: São desenvolvidos cursos internos e externos, de acordo com a necessidade do cliente, em níveis de especialização, aprimoramento e extensão, em parceria com centros universitários e profissionais. Os cursos são realizados na linhagem de atuação, em Ergonomia e Saúde Coletiva. Eventos internos nas empresas, tais como Palestras em SIPAT, Jogos, Dinâmicas Motivacionais, cursos para CIPA e SEST, também são desenvolvidos.

Programas Preventivos

Ginástica Laboral / Cinesioterapia Laboral: Desenvolvimento de um programa de exercícios preventivos (Cinesioterapia Laboral) e Educativos (Ginástica Laboral), com base em alongamentos, relaxamentos, técnicas de motivação e dinâmicas nas empresas. As atividades são realizadas nos diversos setores conforme indicação através do estudo biomecânico funcional em ergonomia, além de acompanhamentos estatísticos e controle de resultados.

Programa de Ergonomia Comportamental: Programas de educação e conscientização em ergonomia, envolvendo técnicas de Programação Neurolinguística, visando a mudança de comportamento dos trabalhadores quanto a prevenção de acidentes e promoção da saúde.

Programas de Gerenciamento e Combate ao Stress: Desenvolvimento de programas, análises, treinamentos e metodologias específicas de prevenção e combate ao stress.

Programa Blitz de Postura: Orientações posturais e auditorias nas áreas operacionais e administrativas visando a orientação e educação dos trabalhadores em ergonomia.

Escolas internas de orientação: Formação de grupos específicos de orientação que se reunem periodicamente para esclarecimentos e orientações dos assuntos, tais como escolas de postura, grupos de sintomáticos (hérnias discais, tendinites, etc), grupo de hipertensos, grupo de diabéticos, grupo de atletas e esportistas, dentre outros.

Quick Massage: Massagem preventiva e terapêutica feita no próprio ambiente de trabalho por profissional especializado

Sistemas de Gestão

Gerenciamento Ergonômico (Programa/Gestão) – Implantação e gerenciamento de um programa de ergonomia definido por uma metodologia de gerenciamento de riscos baseado na gestão da BS 8800 e OHSAS 18001. Tem como objetivo principal, a criação de um sistema de gestão ergonômica, através de atividades e procedimentos que visam minimizar ou neutralizar riscos, atender a legislação e a padrões de certificação, manter e estimular a melhoria da saúde física do funcionários,e a promoção de um ambiente seguro e confortável dentro das organizações. Dentro de um sistema de gerenciamento são incluídas diversas ações ergonômicas, adequadas de acordo com a necessidade da organização, dentre elas: Análises Ergonômicas, Perícias, Formação de Comitês, Educação e Treinamento em Ergonomia, Analise de Projetos, Programas Preventivos e Curativos, dentre outros, de acordo com as demandas apresentadas. Pode ser implantado e conduzido por uma equipe multiprofissional, interna ou externa a organização.

Desenvolvimento de softwares e sistemas de gestão: Desenvolvimento se softwares e sistemas de gestão específicos em ergonomia e programas de saúde e segurança do trabalho (PPRA, PCMSO, PPP, LTCAT, dentre outros) de acordo com a necessidade do cliente.

Cursos de Pós Graduação

Cursos em parceria com renomadas faculdades